
Conteúdos ABSia

CVM propõe regras específicas para FIAGRO
“Estamos aperfeiçoando e modernizando os FIAGRO, como reconhecimento à relevância do Agronegócio para o Brasil, no âmbito de nossa estratégia de aumentar a expressividade deste segmento de negócios no Mercado de Capitais. Os recentes números do Boletim do Agro divulgados pela CVM comprovam o sucesso do produto e nós percebemos potencial para crescimento e desenvolvimento cada vez mais amplo dos FIAGROS, de forma aderente às Finanças Sustentáveis, à Economia Verde e ao Mercado de Carbono. Lugar do Agronegócio é no Mercado de Capitais.”

LEI Nº 14.711, DE 30 DE OUTUBRO DE 2023 – novas normas para a garantia, a cobrança e a recuperação de créditos imobiliários e mobiliários
Esta lei estabelece novas normas para a garantia, a cobrança e a recuperação de créditos imobiliários e mobiliários, bem como para a tributação e a emissão de títulos de dívida no mercado financeiro. Ela modifica diversas leis anteriores que tratavam desses assuntos, com o objetivo de simplificar, agilizar e tornar mais seguros os procedimentos de execução extrajudicial, de busca e apreensão, de registro público, de alienação fiduciária e de debêntures. Ela também altera as alíquotas de imposto de renda sobre os rendimentos de fundos de investimento em participações que tenham cotistas estrangeiros, e permite o resgate antecipado de Letra Financeira. Por fim, ela revoga dispositivos dos Decretos-Lei que regulavam o Sistema Financeiro da Habitação e o Seguro Habitacional. link do DOU https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.711-de-30-de-outubro-de-2023-520109554

Ministério da Fazenda e CVM juntos no desenvolvimento das finanças sustentáveis no país
A nova norma é a 1ª entrega do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis da CVM para 2023-2024, divulgado em 6/10/2023, que conta com metas, objetivos e prazos de cumprimento baseados nas diretrizes constantes da sua Política de Finanças Sustentáveis. Além disso, a nova regra também está integrada à agenda de transformação ecológica instituída pelo Ministério da Fazenda.

CVM divulga Parecer de Orientação sobre criptoativos e o mercado de valores mobiliários
“O parecer tem caráter de recomendação e orientação ao mercado, com o objetivo de garantir maior previsibilidade e segurança para todos, além de contribuir em direção à proteção do investidor e da poupança popular, bem como de fomentar ambiente favorável ao desenvolvimento da cripto economia, com integridade e com aderência a princípios constitucionais e legais relevantes”.
João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.

CVM edita norma sobre ofertas públicas
“A reforma do arcabouço regulatório de ofertas públicas de valores mobiliários tem o objetivo de trazer maior previsibilidade, agilidade e segurança jurídica para as ofertas públicas e será de extrema importância, dado o crescente papel do mercado de capitais para o país.”
Marcelo Barbosa, Presidente da CVM.

Guia de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo no mercado de securitização
A lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo são crimes que ameaçam a estabilidade e a integridade do sistema financeiro e da economia. Por isso, é fundamental que os agentes do mercado de securitização adotem medidas eficazes para prevenir e combater essas práticas ilícitas.